segunda-feira, 20 de junho de 2011

Culto para quem?



Há uns anos atrás tive experiências com o Senhor que foram libertadoras para mim. Sabe, quando você recebe revelações tão tremendas de Deus, que você se sente nas nuvens, parece que foi tirado um peso enorme das suas costas, e as várias respostas que você precisava ouvir de Deus se tornam tão claras que te deixam extasiado? Pois é... Eu estava num momento como este. É o popular "cair a ficha" como costumamos dizer. Eu me sentia tão plena em Deus, tão curada, tão..., Sei lá.

Bom, no meio desses acontecimentos maravilhosos, eu fui à igreja com meu esposo num domingo à noite. Estávamos um pouco atrasados e a adoração já tinha começado. Encontramos um lugar no meio da multidão. Deixei minha bolsa no banco e fiquei de pé como todos estavam. Automaticamente meus olhos foram parar em quem estava à frente ministrando a adoração, e quase que imperceptivelmente me vi analisando o grupo de louvor que estava ali. Comecei a pensar comigo mesma: "ah, se eu estivesse ali com certeza faria diferente do que eles estão fazendo, cantaria uma música diferente que atrairia mais a congregação, que atrairia a presença de Deus...". O Senhor imediatamente interferiu em meus pensamentos: "- Você não é melhor do que ninguém, e ao invés de julgar o modo de ser das pessoas, deveria estar adorando para que a minha presença se mova na igreja. Você, como eles, depende da minha misericórdia e do meu amor. Eu não estou interessado nas fórmulas que você acha que podem dar certo na ministração de um culto, eu faço o que quero e uso quem eu quero, sem me impressionar com as aparências. A adoração não é para você, é para mim".

Naquele momento, percebi o quanto eu necessitava da graça e da revelação do Senhor. Pedi a Ele perdão por ser ainda tão religiosa e egoísta, e então fechei meus olhos, levantei minhas mãos e adorei ao Senhor.

Você já ouviu esta história antes? Você alguma vez já se pegou analisando, julgando ou tendo expectativas a respeito do grupo de louvor, do pregador, do grupo de dança ou quem quer que esteja no púlpito da igreja? O que realmente acontece é que chegamos aos cultos e automaticamente colocamos nossas expectativas em quem está na plataforma ao invés de colocá-las em Deus. Temos a necessidade de ver homens e "assistir" ao culto. Vamos às reuniões e esperamos ver o ministro de louvor que mais gostamos; esperamos ouvir canções que nos agradem e nos façam sentir bem; esperamos que o pregador fale fluentemente e agradavelmente bem, nos trazendo uma calorosa mensagem para mais uma semana; esperamos que os músicos e cantores estejam bem afinados e, é claro, bem vestidos; enfim, esperamos que o culto seja o mais politicamente correto o possível, pois queremos ser agradados. Temos a necessidade de sermos entretidos. A pergunta é: Afinal, o que é o culto, e pra quem é?

A definição de culto é: homenagear a divindade, adorar, venerar. Em Exodo 20:2 a 6, Deus diz ao Seu povo "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima dos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos".

Em Mateus 4:9 e 10, vemos que, Satanás tenta receber adoração de Jesus: "...e lhe disse:Tudo isto te darei se prostrado me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto".

Com base nestes textos tão conhecidos, podemos perceber que o culto é para Deus. Só devemos prestar culto a Ele. Deus deixou isso bem claro, ninguém nos céus, na terra debaixo da terra ou no mar, é digno de adoração. Somente o Senhor é Deus e digno do nosso culto. Ou seja, o culto não é para nós, o culto é para Deus! A adoração não é para nós, é para Deus. Se em nossas reuniões de culto ou em nossas vidas o centro máximo de nossas atenções e adoração forem pessoas ou coisas, estamos sendo idólatras, trocando o Criador pela criatura.

Durante uma reunião de culto, podem acontecer pelo menos três focos diferentes:

1- O foco em Deus - Quando nossas expectativas estão no Senhor e damos a Ele nossa adoração, Ele é o centro de nossas atenções e o culto é somente para Ele;

2 - O foco nos homens - Quando nossas expectativas estão nas pessoas. Somos apenas expectadores, estamos ali para assistir e não para participar do culto. Isso conseqüentemente nos leva a colocar...

3 - O foco em nós mesmos - Quando esperamos que o culto nos agrade. "O centro do culto sou eu e preciso ser bem entretido aqui, tudo tem que estar de acordo com o meu gosto senão eu não volto mais." "Preciso alcançar minha benção".

Outro dia até ouvi alguém dizer: "Leio a Bíblia e oro, mas não estou em igreja nenhuma porque não encontrei nenhuma que fosse adequada para mim". Esta é uma mentalidade totalmente egoísta e absurda. É o que alguém já chamou de auto idolatria, quando a única preocupação do indivíduo é a auto satisfação.

Não existe lugar para os focos 2° e 3° no Reino de Deus. Não existe lugar para a idolatria, ou para a auto idolatria. Devemos nos lembrar sempre que só ao Senhor devemos adorar. O culto não é para nós, para nosso entretenimento e satisfação, em outras palavras, quem precisa gostar ou não do culto é o Senhor Jesus e não nós. Nosso dever é o de entreter o Senhor.

Precisamos estar mais preocupados com o coração de Deus, interessados em conhecê-lo e agradá-lo. Precisamos saber o que Ele pensa, o que Ele quer, do que Ele gosta, do que não gosta, qual é a canção que Ele quer ouvir de nós, como Ele quer que nós o adoremos.

Conhecer o coração de Deus demanda tempo e caminhada diária com Ele. Cultuá-lo não é simplesmente seguir um ritual, mas é dar-lhe algo baseado num relacionamento que temos com Ele. Se eu tenho um bom relacionamento com meu cônjuge, com certeza eu vou saber que tipo de presente vai agradá-lo mais. Jesus disse à mulher samaritana "Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos..." (João 4: 22). De acordo com as palavras de Jesus, não se pode adorar a alguém que não se conhece. Adoração fala de intimidade com Deus.

Então "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra". (Oséias 6:3)



Que Deus nos abençoe
Nívea Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que achou desse post :D