terça-feira, 24 de maio de 2011

Equipe de Louvor Afinada

FALTAM ALGUNS MINUTOS PARA O INÍCIO do culto e a equipe de louvor está a postos. Ouvimos o som das cordas do violão sendo afinadas. São seis cordas, cada uma com um som diferente — mi, si, sol, ré, lá e mi (mizinho) —, mas quando afinadas corretamente soam bem, como se fossem uma coisa só. E na equipe de louvor, as pessoas estão afinadas? A palavra pessoa vem do latim persona, que dá o sentido de ´o som de cada um´. Pessoas têm som. Cada pessoa, um som diferente. Cada som é importante, único e bom. Quando colocamos todos estes sons juntos eles precisam estar afinados ou o resultado nunca será música, mas sim barulho. Como fazer para afinar pessoas?

PRECISAMOS DE UM DIAPASÃO. O diapasão é um instrumento que nos oferece uma referência para afinação. Ao soar, ele nos dá a notaguia. Nosso modelo é Jesus. O padrão que o membro de uma equipe de louvor precisa espelhar é o mesmo de todo cristão. Amar como Jesus amou, perdoar como Jesus perdoou e servir como Jesus serviu. Uma equipe de louvor é antes de tudo uma equipe de discípulos de Jesus, um grupo de aprendizes do Reino cujo desejo primário — antes mesmo de tocar qualquer música — é ser parecido com o Mestre.

PRECISAMOS DE OUVIDOS. Para afinar o violão precisamos ouvir o diapasão e ouvir o som da corda. Para afinar pessoas precisamos ouvir as pessoas e precisamos ouvir o Espírito Santo — lembre-se que nosso diapasão é uma Trindade. Na prática, isso significa interessar-se verdadeiramente pelas pessoas. Significa também interessar-se por aquilo que Deus está fazendo na vida daquela pessoa e colaborar com isso.

PRECISAMOS AFINAR UM DE CADA VEZ. Assim como no violão, cada corda é afinada de uma vez. Pessoas devem ser consideradas individualmente. Músicos geralmente não são tratados por quem são, mas pelo que fazem ou podem produzir. Por trás do instrumento existem adolescentes, jovens, homens e mulheres casados ou solteiros, pessoas que têm sonhos, decepções, alegrias, tristezas, ne¬cessidades, história, vida etc. Tudo isso deve ser considerado. Cada pessoa é importante, assim como cada corda.

PRECISAMOS DE DUAS MÃOS. No caso do violão, uma das mãos faz as cordas soarem e a outra aperta ou afrouxa as tarraxas para encontrar a afinação ideal. Para afinar pessoas também precisamos de duas mãos: a humana e a divina. Alguém precisa se voluntariar para cuidar das pessoas da equipe de louvor. No entanto, a obra de formar — ou transformar — vidas não se realiza através de esforço hu¬mano. Precisamos encorajar, confiar, esperar e celebrar a obra do Espírito Santo na vida de cada um.

PRECISAMOS DE UMA CORDA PARA AFINAR A OUTRA. Ao afinar o violão, uma corda colabora na afinação da outra. Pessoas precisam de pessoas. O relacionamento dentro da equipe é fundamental. Precisamos fazer deste grupo uma família cristã e não apenas numa banda.

PRECISAMOS DE TENSÃO. As cordas do violão são afinadas pela pressão. Pessoas também. Quando olhamos para os membros de uma equipe com pessoalidade, quando ouvimos seu coração e quando deixamos Deus nos usar para tocá-los, mesmo as crises e as tensões são oportunidades para a ´afinação´.

Tudo isso só acontece no contexto da comunidade cristã. Ter uma equipe afinada tem mais a ver com ´pastoreamento´ que com técnicas motivacionais ou dinâmicas de grupo. Que o som das pessoas da nossa equipe de louvor seja um doce para Deus.

Que Deus nos abençoe

POR: Milton Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que achou desse post :D