terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fé que honra a Deus





Texto base: At 1:8 e Tg 2:14-20.
A fé que honra a Deus é aquela que contém a íntima compaixão pelos pobres. A música deveria ser uma ferramenta para alimentar os necessitados. Ela não é o fim, ela é apenas um meio.
O Senhor quer colocar em Seus ministros uma fé inabalável e um coração puro, para que não tenham nada de vergonhoso escondido: nem orgulho ou interesse próprio, egoísmo ou corrupção. É impossível experimentar essa fé sem descer do pedestal, do púlpito, do palco e andar em direção às pessoas doentes, rejeitadas, esquecidas, mal cheirosas, carentes, marginalizadas. Ou seja, sem seguir o exemplo de Cristo: se esvaziando de si mesmo.
A fé sem obras é morta. O CD ou DVD gravado deveria ser muito mais do que um simples produto, deveria ser a mensagem de Deus limpa transmitida de forma não corrompida. Para isso acontecer, a vida do ministro deve estar em coerência com as letras das canções que ele escreve ou interpreta.
O evangelho é simples, mas ele é profundo. Não venda essa mensagem!
Testemunho do Ricardo: “Eu costumo dizer que a África me salvou, porque me colocou onde eu realmente deveria estar. E descobri que nem tudo o que a terra aplaude é aplaudido nos céus”.
Es 4 – Mordecai (a voz profética que está fora) ouviu que os judeus ia ser mortos. por isso colocou trapos de cinza. Ele ficou inconformado. Ester é a noiva do Senhor que está iludida dentro do palácio. As minhas roupas não serão trocadas. minha mensagem (da cruz) não será trocada e nem amenizado.
Por Ricardo Robortella – Escola Adorando 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Humildade e Adoração





De acordo com Tiago 4:6 Deus “dá graça aos humildes”. Humildade sugere que estamos no estado adequado para receber a graça.
Filipenses 2:1-17 é uma passagem que tenho usado para considerar esta questão.
“Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo.” Filipenses 2:1-17
A humildade é uma questão de atitude e comportamento. É composto por:
  • Submissão a Deus
  • O reconhecimento de nossos talentos, mas também os talentos dos outros
  • Reconhecimento dos limites desses talentos
Eu acredito que Deus faz grandes coisas por meio dos humildes, à medida que Ele cresce, nós diminuímos. Uma pessoa humilde parece manter o equilíbrio entre o reconhecimento de seus dons, mas também os dons dos outros e os honra devidamente. Humildade significa que nada do que fazemos é motivado por ambição egoísta ou por vaidade; ou seja, um desejo de auto-promoção e de ser excessivamente favorável à própria capacidade e importância.
No louvor e adoração há uma tentação de se sentir ameaçado por aqueles que são mais talentosos musicalmente, mais criativos ou mais famosos do que nós. A tentação é cobiçar os dons dos outros. Basicamente é dizer a Deus que: o que Ele nos deu não é suficiente. Pode ser fácil perder de vista o fato de que vivemos para adorar a Deus e não para impressionar os outros. Precisamos pedir a Deus graça para que possamos avançar com integridade e confiança no que Ele nos presenteou, em vez de liderar e ministrar em um lugar de insegurança.
Ao trabalhar com nossas equipes de louvor, adoração, bandas e etc, queremos incentivar as pessoas, queremos vê-las crescer em seus dons, mesmo que isso signifique que elas possam, eventualmente, tomar o nosso lugar, tornar-se melhor do que nós ou se tornar mais reconhecidas do que nós. Nós queremos ser parte de uma comunidade de adoração – desse lugar acima de nós mesmos – para que possamos experimentar a unidade: um pouco do céu na terra. Acho que se pudermos ministrar com humildade, então vamos poder encorajar aqueles – que nos tem como referência – a se desenvolver e crescer sendo humildes.
Por Claire Hamilton

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Andando no Automático


Não sei se você já viu aquele filme Click (com Adam Sandler) onde o personagem principal adquire um controle remoto que tem a capacidade de acelerar as coisas.
No caso, ele começa a não ter que fazer coisas que achava chato (brigas com a esposa, tempo com a família, etc) e pulava logo para as partes que gostava (ser promovido no emprego, etc). No período em que ele pulava as partes chatas, ele ficava como que “no automático”.
O problema é que diante disto sua vida desmorona e percebe que as coisas que ele considerava menos importantes, eram as mais essenciais e foram deixadas de lado.
Isto também ocorre na caminhada cristã. Muitos homens de Deus se perdem no meio do caminho por deixarem de considerar importantes coisas essenciais e passam a andar no automático, achando que o foco principal deve ser a “obra de Deus”.
Porém o que no princípio era o essencial é negligenciado como a oração e o jejum.
Muitos acham que por terem sido chamados por Deus em algum momento de suas vidas, a unção sobre eles continuará para sempre, independente do que fizerem. Isto não é verdade!
A unção só vêm diante de uma vida de oração e jejum. Uma vida consagrada a Deus, de santificação. Você pode até achar que as coisas estão do mesmo jeito, porém estão apenas no automático.
É necessário jogar o controle remoto fora. Voltar à práticas das primeiras obras, e restaurar o fervor do nosso coração em buscar a Deus. Em passar tempo em sua presença e nos consagrar em jejum e oração buscando renovar a unção, a visão, o ardor.
Que Deus nos ajude a voltar ao caminho das primeiras obras!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

TODOS OS JOVENS DEVERIAM LER ISSO !




Defraudação emocional : Defraudar é promover em uma pessoa um desejo que você não tem ou não pode assumir. Por exemplo : Uma pessoa dizer que te ama, sendo que ela só quer ficar, “tirar uma casquinha” de você. Ou, uma pessoa dizer que te ama, mas não está pronta pra assumir um relacionamento, ou um compromisso sério. 
Todo mundo sabe que esperar o melhor de Deus, por mais que seja o certo, não é fácil. Sabemos também que a todo tempo o diabo faz de tudo pra nos tirar do foco, e ele acaba usando pessoas pra fazer o serviço dele, essas pessoas podem ser nossos “amigos” ou nossas paixões. Quando nos deixamos enganar dando lugar a essas paixões, acabamos nos iludindo com alguém, e isso é a defraudação emocional, e é pecado e você vai sofrer as consequências. Pecado pra quem pratica, ou seja, quem te ilude, quem mente pra você. E pecado pra quem acredita, por não buscar a certeza de Deus, por se deixar levar, e por fazer suas próprias escolhas. 
Namoro santo :  Ultimamente nas igrejas tudo tem se tornado moderno, as pessoas tem infiltrado e aceitado um comportamento mundano com facilidade dentro da casa de Deus. Na maioria das vezes, um dos maiores sonhos vida de um jovem é poder se casar, então como o diabo não é criativo, ele não muda de tática, só muda de alvo. Muitos jovens tem um relacionamento errado até mesmo dentro da igreja, são imitadores do mundo e acham isso tudo normal. Igreja não é lugar de paquera, você não pode se vestir inadequadamente e nem agir como se estivesse em qualquer outro lugar, a casa do Senhor é lugar de reverência. Aprenda que pra você ter um relacionamento santo com alguém é preciso que você tenha um relacionamento santo com Deus, porque você nunca vai amar alguém de verdade se não ama acima de tudo aquele que te criou e que morreu pra te salvar. 
*Sobre o beijo: Beijo na boca é sinal de aliança. E você pode achar isso ridículo, mas essa é uma das causas de casamentos errados, porque nada que começa errado termina certo. Vou explicar : Quando você começa a namorar com alguém e tem contato físico, é mais difícil se desapegar se o relacionamento não der certo. A paixão cega a capacidade de ver como o seu parceiro é verdadeiramente, então os pontos negativos ou seja, os defeitos não são expostos com facilidade, ou melhor, todos vêem, menos você porque está apaixonado. Quando você termina seu relacionamento com alguém, você com certeza foi defraudado emocionalmente, por esperar que aquilo desse certo, porém quando há o contato físico é mais difícil por causa da carência que a sua carne sente, e que pode te fazer pecar. Mas quando você faz a “corte”, ou seja, ora com a pessoa em propósito de saber se o relacionamento de vocês é de Deus ou não, você conhece o seu parceiro, vê as qualidades e os defeitos com clareza, se você não se relaciona fisicamente é mais fácil de esquecer, e você descansa em Deus, porque sabe que Ele tem o melhor pra você. 
Para as meninas: Meninas, aprendam a serem princesas. Vocês não podem se iludir só porque um garoto te dá presentes superficiais, diz palavras bonitas e até mesmo que quer casar com você, aprenda a não confiar em palavras, exija atitudes, que ai pode ser que seja certo, mas isso também não quer dizer que você deve confiar completamente, busque primeiramente uma resposta de Deus para o seu relacionamento. 
* Não corram atrás do meninos. Isso é papel de cachorra, e você tem que ser princesa. As mulheres tem que ser submissas aos seus maridos, isso é bíblico. Então, se você tomar uma iniciativa logo no inicio do seu relacionamento, vai acabar tendo que tomar as iniciativas sozinha pelo resto da sua vida, e isso é contra os princípios de Deus, porque o homem tem que dar a primeira palavra. (Você pode estar super apaixonada por um menino, e ele pode estar apaixonado por você também, mas enquanto ele não disser isso pra você com todas as letras, fique quieta, se faça de desentendida, não caia no laço do inimigo.)
* Tenham comportamento de princesas do Pai, pois a transformação começa de vocês. Muitas mulheres reclamam que os homens não prestam, mas a culpa é delas mesmas. Mulheres, o exemplo tem que começar de vocês, não tem esse negocio de “ser fácil”, ninguém vai respeitar vocês se vocês não se respeitarem primeiro. Valorize-se menina, você custou caro.
Para os meninos : Não busquem em uma menina um corpo perfeito, busquem uma mulher que irá te auxiliar, que irá cuidar bem dos teus filhos, de você, e de toda a sua família. Uma mulher sabia, temente ao Senhor, submissa e dedicada. Uma princesa. Não desvie seu foco com outras garotas vulgares, que só servem por um dia, o tempo que você gasta com elas só atrasa o tempo da sua princesa chegar. Dê valor ao que Deus te deu, respeite e cuide bem dela. Ame a sua princesa antes mesmo dela chegar.
“Espere no Senhor. Seja forte ! Coragem ! Espere no Senhor.”
(salmos 27-14)      -  Esperar em Deus

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Romanos 8





1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;
13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!
16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;
23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;
34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cinco verdades sobre os falsos cristos


Ele se veste de uma túnica branca. Traz um estranho sotaque internacional denominado “neo-aramaico”. Seu nome é Álvaro Thais. Intitula-se a si mesmo Cristo, por isso o novo nome, “Inri Cristo”.
Mas, como ele, já vieram muitos: John Nichols Thom; Arnold Potter; Ahn Sahng-hong; Baha Ullah; Joseph C. Dylkes; Mirza Ghulam Ahmad; Cyrus Teed; Haile Selassie; Georges-Ernest Roux; Ernest Norman, Krishna Venta; Yahweh ben Yahweh; Ariffin Mohamed; Jung Myung Scok; Jose Luis De Jesus Miranda; David Koresh; Sergei Torop; Grigory Petrovich Grabovoy; Hogen Fukunaga; Maria Devi Christos; Michael Travesser; Apollo Quiboloy; David Shayler; Sergei Torop…
Acima temos 26 nomes (de muitos outros) que disseram ser Jesus ou mesmo Deus. A própria quantidade torna-se um bom argumento quanto à pretensão deste grupo, nos lembrando daqueles filmes onde os personagens clonados dizem “eu ou o verdadeiro!”, “não, sou eu!”.
O que essas pessoas se esquecem é que o Jesus bíblico, verdadeiro e único Filho de Deus, previu ao mundo a respeito dos falsos cristos em Mateus 24. Uma rápida meditação nos mostra algumas características dos falsos cristos.
Em primeiro lugar, eles se autoproclamam Cristo (Mt 24.23). Afinal, como estes meros mortais atrairão para si a atenção? Se do céu não vem a voz do Pai para confirmar a filiação divina (Mt 3.17), é necessário então usar de muito marketing. E isso eles fazem muito bem com programas de rádio, televisão, vídeos no Youtube, etc.
Em segundo lugar, eles virão de uma forma comum e ordinária (Mt 24.24).  Eles estão por aí, andando, participando de cultos com os seus discípulos, mas tudo ordinariamente humano. E mesmo que Inri Cristo tenha afirmado em um debate que “veio de avião pelas nuvens”, muitos humanos estão indo e vindo neste mesmo meio de transporte, por entre as nuvens. Os falsos cristos são pessoas comuns. No surgimento deles não aconteceram sinais titânicos ou globais. Eles estão aí e o velho mundão continua sua jornada. Os anjos não tocaram as trombetas, os escolhidos não foram reunidos. Os mortos não foram ressuscitados, os justos não foram separados.
Em terceiro lugar eles podem enganar com sinais e prodígios (Mt 24.24). Ressuscitaram eles os mortos, curam doentes, fazem milagres diante das câmeras? Os atuais falsos cristos são mesmo incompetentes. Mas e quando surgir um que ressuscite os mortos e faça sinais extraordinários? Mesmo assim, se não acompanhar os sinais corretos, globais e derradeiros para a humanidade, não será o verdadeiro Cristo. Lembre-se que o iníquo virá sob a “eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais e prodígios da mentira…” (2 Ts 2.9)
Em quarto lugar, os falsos cristos distorcem a Bíblia. Porque como toda seita e igreja falsa, não há como pregar uma mentira sem interpretar desonestamente a Palavra de Deus. Para usar a Bíblia a fim de embasar mentiras é necessário rasgar algumas páginas do livro sagrado, descontruir a mensagem do evangelho, metaforizar o que é literal e adaptar a mensagem com muita criatividade. E isso os falsos cristos fazem como ninguém!
Em quinto lugar, os falsos cristos não pertencem ao Reino de Deus. Apesar de a maioria estar envolvida com ações humanitárias e pregar uma mensagem de paz, estas pessoas estão propagando a mentira e desviando o povo da verdadeira salvação em Jesus. Fazendo isso eles se colocam como anticristos. São poderosos e sutis instrumentos do engano e da mentira. A série advertência das Escrituras (2 Pedro 2.9) não é destinado apenas aos falsos profetas e cristos mas também ao povo que confia nas suas obras para a salvação.
Diante de tantos desvios e falsos cristos, sejamos fiéis à Bíblia. Aguardemos firmes e perseverantes o verdadeiro Cristo, que de maneira inconfundível virá para nos salvar.
Quando Ele voltar haverá um evento cósmico inconfundível. Será uma vinda pessoal (At 1.11), física (Ap 1.7), visível (Mt 24.30), repentina (Ap 3.3), gloriosa e triunfal. As nuvens do céu serão sua gloriosa carruagem (Mt 24.30), os santos de Deus serão sua gloriosa procissão (1Ts 3.13). Virá como Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, vencedor e triunfante sobre todas as forças do mal, pois colocou-as debaixo dos seus pés. (1 Co 15.25)
É a este Cristo que servimos, é a este Cristo que esperamos, o Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12.2). Deposite nele sua esperança e sua salvação!
Andrei de Almeida Barros