segunda-feira, 14 de maio de 2012

Andando em paz


A vida do homem, a busca por um bom emprego, por uma boa educação para os filhos, em ter bons relacionamentos, tudo gira em torno de um objetivo: a paz. Ter paz quando mandar os filhos para a escola, paz quando sai de férias com a família, paz para festejar com os amigos em casa, isso é o que todos nos dias de hoje, mais do que nunca, buscam e empenham forças em alcançar.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; (Isaías 9:6).
Às vezes nossa vida tem tanta complicação, o vento da tribulação parece ser tão forte a ponto de nos derrubar, parece que rastejamos pela vida como que num deserto procurando por uma fonte de água limpa.
Tentamos buscar a paz no dinheiro, que vai nos trazer segurança financeira, então passamos horas a fio trabalhando e buscando desempenhar bem nossa função para sermos reconhecidos por nossos clientes, e acabamos entrando num circulo vicioso, onde o que nos rodeia é o stress do telefone tocando, das contas batendo à nossa porta e da concorrência no mercado, muitas vezes desleal, nos levando a pensar em desistir. Então buscamos segurança num futuro de sucesso nos estudos, aplicando boa parte do fruto de nosso trabalho num curso na universidade: graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e mesmo assim parece muitas vezes que seremos destruídos nessa busca incessante. Ligamos a televisão e procuramos por programas que tragam refrigério para nossa alma no momento em que podemos parar para refletir, mas o que encontramos é um mundo destruído, onde podemos assistir a programação de um dia inteiro num canal de televisão e só sair dali, seqüestro, roubos, guerras, pessoas que sofrem danos e que acabam virando atrações de circo para nos entreter. Podíamos listar aqui mais uma centena de situações, em que, no nosso cotidiano, buscamos por um momento que seja ao lado dela, no entanto, a Bíblia é clara e nos mostra com exatidão onde a encontraremos:
Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes… Estabelecerei paz na terra; deitar-vos-eis, e não haverá quem vos espante; farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada. (Levitico 26:3-6)
Deus é especialista em promover a paz, Jesus Cristo é o único capaz de trazer a paz sobre toda e qualquer situação, pois para isso ele disse ao Pai, quando tudo estava perdido, o homem estava condenado a uma eternidade separado do único que tem a paz em seu poder, o Senhor dos exércitos, aquele que esta assentado num alto e sublime trono no céu imarcescível de glória e de lá, Ele mesmo disse: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então, naquele momento estava estabelecido na eternidade como o homem poderia ter acesso a ela, tão desejada, desde a criança de colo ao mais velho da família.
Jesus andou pela terra nos mostrando como fazer, ele em nenhum momento foi pego de surpresa, pois estava sempre em comunhão com seu Pai. Nós, quando alcançamos alguma coisa na vida, queremos dar uma festa, chamar vários amigos para comemorar, ele não, após curar todos os enfermos da cidade para onde ia, alimentar mais de cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes, na hora de comemorar e festejar, se isolava dos amigos e ia para o monte orar, eu creio que esse era o segredo de seu sucesso. Na minha vida venho tentando cada vez mais, entregar meus planos e projetos nas mãos de Deus, pois lá o ladrão não rouba e o meu inimigo não tem poder para alcançá-los, apesar de ás vezes parecer que tudo está perdido, quando Satanás parece ter saído com a vitória numa situação, a Bíblia diz que Jesus, com o sopro da sua boca matará o perverso. No livro de Gênesis diz a Palavra de Deus: formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida. Se nós somos o sopro de Deus na Terra, é por que ele nos capacitou a esmagar a satanás debaixo de nossos pés, e se ainda temos sonhos em nosso coração, maior é o que está em nós do que aquele anjo caído que perdeu todo seu resplendor e tem inveja de nós, pois mesmo que ele nos derrube uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete vezes em todas elas nós podemos declarar que o Senhor nos levantará e ele não tem nada a ver com isso!
Por isso que a declaração mais linda que tenho lido na Bíblia Sagrada é essa:
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. (João 14:27)
Jesus disse isso aos seus discípulos, pois sabia que eles seriam embaixadores da paz, e que não tem demônio nenhum do inferno que possa ir contra essa declaração, o Espírito Santo esta ao nosso lado, seja o que for que estejamos passando podemos clamar e Ele, que seremos ouvidos e como que um raio no meio de uma tempestade ele vai trazer luz às mais densas trevas que estejam em nosso coração, nos restaurando e mostrando que tem um Deus lá em cima, apaixonado por nós e que nos conhece melhor do que nós mesmos, pois foi ele que nos criou e sabe de tudo que precisamos, nós é que muitas vezes achamos, que podemos nos virar sozinhos sem a ajuda Dele, mas no fundo sabemos que sem Ele, nada podemos fazer.
Para finalizar esse texto quero lembrá-los de um descanso que fala a Bíblia no novo Testamento, sabemos que um testamento só tem validade quando aquele que deixou a herança morre, e Jesus morreu por mim e por você para nos dar acesso a esse descanso que a Bíblia fala:
Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. (Hebreus 4:8-9)
Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2  Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5  E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6  Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7  O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
8  Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
¶ Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;
10  e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,
11  a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.
12  Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13  Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste.
14  A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15  Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha.
16  A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais.
17  Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo.
18  A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
19  Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;
20  o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista.
21  As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
22  Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23  A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24  As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.
25  As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite.
26  E lhe trarão a glória e a honra das nações.
27  Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
1 ¶ Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.
2  No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.
3  Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,
4  contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.
5  Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
6 ¶ Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.
7  Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
8  Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
9  Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
10  Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
11  Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
12  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
13  Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
14  Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
15  Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
16  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
17  O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
18  Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
19  e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.
20 ¶ Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!
21  A graça do Senhor Jesus seja com todos.
(Apocalipse 21-22)
Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.
(Salmo 40:1-3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que achou desse post :D