A história de José nos ensina muitas lições de vida. Além de mostrar como ele foi homem de caráter e negou cometer adultério com a esposa de Potifar, essa história também fala de uma verdade simples e profunda – quando Deus está conosco, Ele nos traz sucesso.
Em primeiro lugar, sucesso não é conseguir o que você quer, ou ser melhor do que os outros. O maior sucesso que existe viver a vida que Deus te chamou pra viver, que você foi criado para ter.
José foi rejeitado pelos seus irmãos, vendido como escravo para uma terra distante, de outra língua e cultura.
- José não tinha nada a perder
O que você tem a perder? Se você abrir mão de sua vida, tendo nada a perder, Deus então te usará para fazer grandes coisas.
“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.” (Marcos 8:35)
- José era trabalhador e esforçado
O Reino dos Céus não é para os preguiçosos, envergonhados, acomodados. A Parábola dos Talentos nos ensina que todos temos dons e qualidades que Deus nos deu, e nosso objetivo é trabalhar para multiplicar isso.
Meu conselho para você é: estude, trabalhe, seja esforçado, sirva na igreja, ajude os necessitados, tenha iniciativa, levante-se e faça a diferença.
Competência significa relevância. Sejamos relevantes nesse mundo de trevas.
“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.” (Provérbios 13:4)
- José tinha sucesso em tudo que fazia
Assim como os israelitas, que Deus levou à terra que mana leite e mel, Deus quer te dar as nações como herança. Assim como a Davi, que Deus levantou como um dos maiores Reis da História, Deus quer te usar neste mundo. Assim como Jacó, que Deus lhe deu muitos bens e bênçãos, Deus quer te abençoar.
“O Senhor estava com José, e que o fazia prosperar em tudo o que realizava” (Genesis 39:3)
Mas o que é prosperidade? E o que é sucesso? E para quê temos a benção de Deus?
José se tornou o príncipe do Egito. Deus o ergueu nessa alta posição não para que Ele pudesse esnobar seus irmãos e se sentir maior. A Bíblia mostra que naquela época houve uma grande seca na terra, de tal forma que não havia mais comida para comprar em todo o Egito e Canaã.
A prosperidade de José abençoou o Egito, e a prosperidade do Egito trouxe salvação da fome para o mundo. Deus usou José para salvar o mundo de um grande sofrimento, e assim mostrar sua glória para a humanidade.
Da mesma forma, Deus quer te fazer ter sucesso para que você traga glória para o nome dEle.
Um grande exemplo disso é o Kaká. Ele trouxe glória a Deus com sua excelência no futebol, e mostrou-se ao mundo como uma referência de um jovem que casou virgem e tem princípios cristãos.
O Verdadeiro Sucesso
Busque o sucesso de amar e ser amado por Deus.
Busque o sucesso de doar seus bens ao necessitado.
Busque a prosperidade de servir e ajudar aos outros (porque melhor é dar do que receber).
—
Prosperidade não é ter mais, é dar mais.
Sucesso não é ser mais, é se doar mais.
—
Então quer você tenha muito ou tenha pouco, seja agradecido. Quer você esteja em dificuldade financeira ou ganhando um bom salário, busque a Deus, para que Ele te faça brilhar nesse mundo vazio.
Quero propor um novo estilo de vida, uma nova forma de enxergar prosperidade:
“Compartilhar é melhor do que acumular”
Que você descubra o mistério de ser próspero e bem-sucedido nesta breve vida que temos.
Retirado de: http://naomordamaca.com/