quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nossas escolhas em meio a tragédia

Nossas escolhas em meio a tragédia
Texto: Jó 1:6-22
Introdução:
A vida é uma série de escolhas. É sempre bom tomar decisões que se alinham com os princípios das Escrituras e se ajustam com o propósito e o plano de Deus. Sim, é difícil fazer escolhas sábias quando você está sofrendo, irritado, confuso, implacável e amargo. Mas você pode. Como você responde a tragédia pode destruir a sua fé ou fortalecê-lo espiritualmente.
I. Quais escolhas insensatas as pessoas fazem na tragédia?
1. Elas deixam Deus de fora da tragédia.
a. Primeiro de tudo, alguns deles nem sequer acreditam em Deus.
b. Segundo, eles não entendem os caminhos de Deus.
c. Terceiro, eles têm uma visão anti-bíblica de Deus.
d. Em quarto lugar, eles procuram uma explicação humana.
2. Eles fazem boas perguntas, mas procurar respostas nos lugares errados.
a. Por exemplo: Por que Deus faria uma coisa dessas? Como Deus pode ser amor, se Ele permite que coisas como estas aconteçam? Será que Deus está realmente no controle de todas essas coisas? Ele não poderia impedi-las? Quem quer servir a um Deus assim?
b. O mundo responde perguntas como esta, dizendo: “Vamos colocar o cinto e apenas manter em movimento” Isso não é uma resposta divina.
c. Deus não é obrigado a explicar todos os Seus atos, mas Ele já revelou uma grande quantidade (Deuteronômio 29:29).
3. Eles alimentam a ira.
a. A ira em si não é um pecado.
b. A ira pode ser causada pela culpa.
c. Abrigar a culpa pode destruir a sua fé e afetar cada aspecto de sua vida.
4. Eles se concentram em alguém para culpar.
a. Costumamos culpar a Deus ou outra pessoa.
b. Culpar alguém não traz a cura, o perdão sim.
Exemplo: Um pastor que perdoou o motorista bêbado que matou sua mãe
Estas escolhas pode ser natural, mas elas não são saudáveis.
II. Quais escolhas certas você deve fazer na tragédia? Você pode escolher…
1. Crer que Deus é soberano sobre tudo (Salmos 103:19)
a. Deus usou Jó como um exemplo de retidão e para mostrar Sua fidelidade, Ele não tem o direito de fazer isso em sua vida?
b. Escolha crer, porque Deus está no controle, Ele o consolará e o guardara (Jó 42:2,10,17).
2. Confie em Deus nesta tragédia, mesmo que você não entenda (Isaias 55:8-9)
a. Exemplos: José, Paulo.
3. Creia que Deus irá trazer algo de bom, do sofrimento.
a. Deus pode trazer coisas boas das piores circunstâncias (Romanos 8:28).
4. Seja grato pelo que você tem e não se angustie sobre o que você perdeu.
a. “É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado”
5. Aprenda algo que vai ajudar a si mesmo, assim como a outros.
a. Não desperdice sua dor e tristeza.
b. Deus vai te confortar, então ele te usará para consolar outros (2 Coríntios. 1:3-4).
c. Deus usa a tragédia para nos tornar bons consoladores.
6. Medite nas Escrituras ao invés de se alimentar da compaixão que os outros têm de você.
a. A melhor pessoa para recorrer na tragédia não é seu amigo é o Senhor.
b. Salmo 119:105; Salmo 57:1-2, Salmo 55:22, Salmo 68:19, Salmo 119:24
c. O sofrimento, a dificuldade, a dor, a desilusão, a perda pode destruí-lo.
7. Supere esta tragédia através do poder de Deus
a. Deus não nega a nossa dor, mas Ele quer que nos voltemos para Ele para a cura (Romanos 8:31-38).
b. Quando confiamos em Deus e caminhamos para o centro da Sua vontade, seremos abençoados (Jó 42:2).
Conclusão:
Ninguém pode saber com certeza como alguém se sente. Não podemos nos comparar a ninguém. Se você já passou por uma terrível dor em sua vida e você fez as escolhas certas, era porque sabia que o Pai Celestial poderia ver e ajuda-lo na tragédia.
Fonte: O Pregador

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Onde Jesus está?

Onde Jesus está?
Certa vez, um jovem chamado Henrique se encontrava desesperado, angustiado e muito deprimido, este jovem quando adolescente chegou a ouvir falar de Jesus através de seu avô que morreu antes mesmo dele completar doze anos.
Aos treze anos de idade, Henrique se envolveu com o homossexualismo e passou a se relacionar com homens, quando optou por se tornar homossexual todos o rejeitaram inclusive seus pais.
Com o passar do tempo Herinque se tornou um travesti, e passou a fazer “programas” para sobreviver, até que um dia ele descobriu que esta vida de prostituição que ele levava tinha um prazo muito curto, aos vinte e dois anos Henrique descobre que está com Aids.
É neste contexto que Henrique ouve uma voz dizendo: Se mate! Se mate, a vida já não faz sentido pra você…
Foi quando Henrique lembrou-se das palavras de seu avô que dizia que Jesus amava a todos e só ele poderia perdoar os pecados cometidos pelos homens. Então Henrique declara:
- Vou a uma igreja evangélica procurar Jesus mas se ele não estiver lá eu vou me matar, é a última chance!
Henrique adentra a uma igreja evangélica que ficava próxima ao ponto onde ele se prostituía, os irmãos o olharam de cima a baixo, Henrique percebe que não era bem vindo ali. Ninguém foi cumprimentá-lo, muito menos alguém teve a coragem de sentar ao seu lado, Henrique parecia um extra-terrestre.
Até que o culto acaba, Henrique já planejava sua morte quando o pastor vai ao seu encontro e diz:
-Ei! Rapaz, você mesmo! Não quero que volte aqui, você está espantando a membresia, fui claro?
Sem palavras Henrique sai pela porta da igreja em direção a estação de trem onde pretendia se matar, já que não encontrara Jesus na igreja, ele concluiu que Jesus não existe.
Quando de repente um homem surge em sua direção dizendo:
-Henrique não faça isso!
Henrique diz:
-Quem é você pra me impedir, fui aquela igreja pensando que lá eu encontraria Jesus e que alguém ali pudesse me ajudar, mas me expulsaram de lá e o próprio pastor disse que não era pra mim voltar lá nunca mais.
Então aquele homem o responde:
-Filho, você está melhor do que eu, você conseguiu entrar lá naquela igreja. Eu que sou Jesus venho tentando entrar lá a tempos e nunca consegui!
Apenas uma reflexão!
Por: Allan Felipe S. de Freitas

sexta-feira, 25 de maio de 2012


Ontem eu estava vendo um vídeo sobre princípios de um namoro cristão, do pastor Mark Driscoll da Mars Hill Church (o vídeo é em inglês, mas quem quiser ver vale muito a pena!). Eu achei muito interessante a forma que ele falou sobre como é possível namorar e agradar a Deus.
Como podemos saber se ELE (ou ELA) é a pessoa certa? Como sabemos se estamos agradando a Deus com nosso namoro? Como saber se vale a pena ou não namorar com alguém?
Vou falar sobre algumas frases que ouvi neste vídeo para quem busca um namoro santo e segundo Deus.
Este post é baseado na minha experiência e na minha visão do que é um namoro que agrada a Deus, segundo a Bíblia. Ore e leia a Bíblia você mesmo, e peça a direção para Deus para o que você está vivendo. Espero que esteja claro que tudo que vou escrever aqui são conselhos sinceros de um amigo, e não mandamentos ou regras impostas.
#1 – “Casamento não é pra te fazer mais feliz, é pra te fazer mais santo”
Relacionar-se com alguém é maravilhoso. Curtir a vida com alguém que te ama é um presente de Deus. Mas o propósito do namoro – que é como uma introdução ao casamento – é para fazer-te uma pessoa mais consciente das suas falhas e mais proxima de Deus. Você vai descobrir defeitos que nunca achou que tinha, e vai também encontrar coisas em sua parceira que ela precisa melhorar. Dois juntos são mais fortes que um sozinho. Relacionamento cristão é sobre fortalecer um ao outro e aproximar-se de Deus juntos para doar ao mundo este amor que Ele nos dá de graça.
#2 – “Seja razoável com suas expectativas”
Você quer namorar? Duas coisas – não tenha expectativas muito altas. Por exemplo não fique orando, jejuando e esperando por um príncipe chegar e te levar para o castelo dele, porque ele não vai chegar. E também não tenha expectativas muito baixas. Não namore com qualquer pessoa que gosta de você. Se você pensa, “ah mas tenho medo de machucar e dizer não!”, você vai machucar mais ainda se namorar por conveniência e depois desistir dizendo “nunca gostei dele mesmo”. Seja razoável, seja aberto para conhecer pessoas e saiba do seu valor.
#3 – “Não busque um relacionamento até que você esteja em uma estação da vida na qual você está preparado para casar”
Não acenda um fogo que você não pode apagar. Você tem 13, 14, 15 anos? Você acredita que você está em uma estação da vida na qual você está preparado para casar? Eu ouvi isso quando tinha 15 anos e queria muito namorar. Eu pensei e tomei a decisão de esperar para quando estivesse mais maduro. Foi a melhor decisão que tomei.
Não vale a pena esquentar uma lareira se a madeira não vai queimar para te aquecer direito, certo? Será que vale a pena começar um relacionamento cedo na sua vida, se você não vai poder casar com essa pessoa em breve? Pense sobre isso. Eu sei que é difícil, porque passei por isso. Mas Cânticos 8:4 diz “Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser.” Tudo tem o seu tempo, e saber esperar o tempo das coisas é ser sábio.
#4 – “Guarde o seu coração”
Provérbios 4:23 -”Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”
Meninas, não se abram tão rápido, tão fácil. Guardem seu coração. É muito difícil um homem gostar de uma mulher que no primeiro encontro já está pensando no dia que eles vão se casar e ter muitos filhos e netos. Seja amigável, mas não permita que qualquer cara venha e arrebate seu coração. Valorize-se! ;)
Hombres, guardemos nosso coração da imoralidade sexual. Imaginar fantasias sexuais só vai enganar nossa mente e nos fazer apático ao amor. Não deixemos que pensamentos sujos dominem nossos corações, e vamos buscar tratar nossas amigas, irmãs, namoradas como princesas e filhas de Deus. :)
#5 – “A resposta a Deus para seus desejos é o casamento”
Vivemos em uma sociedade corrupta, aonde a sexualidade é ultra-exagerada e encorajada desde muito cedo. A resposta de Deus para a luta que vivemos na área sexual é o casamento. Guardar-se para alguém vale ouro, porque é uma das maiores formas de você dizer “Eu te Amo” para seu futuro parceiro. Vale a pena esperar e lutar para não ser dominado por seus desejos, para se doar para uma só pessoa debaixo da cobertura de Deus no casamento.
#6 – “Se Jesus estivesse do seu lado, você estaria agindo com sua namorada da mesma forma?”
Em outras palavras, você sente culpa quando faz algumas coisas com sua namorada? Será que o Espírito Santo está tentando de incomodar e você está fingindo que não ouve? Você sente PAZ no coração de estar com sua namorada(o)?
Busquemos a Palavra de Deus meus irmãos. Ela nos ensina como vivermos uma vida santa. A Bíblia diz:“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos” (Efésios 5:3).
#7 – Caráter conta muito. Como é a pessoa que você está se relacionando (ou pensando em se relacionar)?
Meninas: O melhor que seu namorado pode ser é enquanto ele te namora. Depois de casar, não existe um milagre imediato que nos faz pessoas melhores. O namoro é uma fase em que vemos tudo de bom da pessoa. Ele te trata bem? Ele respeita os pais dele? Ele é sincero com você? Ele mente pra você? Ele te xinga, berra com você? Ele bebe muito, ele trai você? Caráter conta muito. Pense bem com quem você está se relacionando (ou pensa em se relacionar), porque depois de casar não vai subitamente ficar melhor. Busque alguém que ama a Deus, e apesar de falho, quer ter um caráter cada vez mais semelhante a Jesus.
Hombres: Nem tudo que brilha é ouro. Mulheres sensuais não vão se satisfazer só com sua atenção. Elas vão querer a atenção de todos os homens. Busque uma mulher de Deus, que sabe do valor que tem e valoriza a SUA atenção para ela. Sua namorada não é um troféu pra mostrar pra todo mundo, ela é uma parceira, ajudadora, companheira pra sua vida. Vale a pena buscar alguém que tem um caráter bom, que honra os pais, serve as pessoas, se guarda do mal e ama a Deus acima de tudo.
Espero que estes sete pontos te ajudem a viver um namoro segundo a vontade de Deus.
Se você é solteiro, maximize seu tempo para servir a Deus. Vale tanto a pena orar com amigos, ajudar pessoas, tocar na igreja, servir as crianças, servir a Deus! Deixe para se preocupar com namoro quando for o tempo certo!
E acima de tudo, meus queridos, busquemos a Jesus. Só Ele pode nos fazer plenamente felizes, e fazer nossos relacionamentos abençoados e prósperos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Xuxa, o abuso sexual e a nossa dura realidade.

Xuxa, o abuso sexual e a nossa dura realidade.
Xuxa rasgou o verbo no Fantástico. Corajosa e sincera, sem showzinho, ela falou sobre o drama dos abusos que sofreu até os 13 anos de diversas pessoas. Isso explica muito sobre o comportamento dela em seus relacionamentos.
Talvez agora as autoridades prestem mais atenção nas meninas e meninos que são abusados todos os dias no silêncio de suas casas ou nos becos e vielas das cidades. Nossa realidade é dura, e é preciso que uma personalidade renomada venha a público para expor suas mazelas para que os anônimos tenham um pouco de atenção.
Nosso papel enquanto cristãos, é denunciar as estruturas podres que promovem pedofilia e prostituição infantil e orar para que Deus guarde nossas crianças de monstros que estão soltos por aí. Que Deus tenha misericórdia de nossos filhos e filhas.
E no mais, tudo na mais santa paz!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Você é um pecador?


Você é um pecador?

Você é um pecador?

É claro que sim! 
Talvez, essa seja a sua resposta. Um alto e enfático sim.

Mas eu tenho uma notícia para você. Você não precisa ser um pecador! 

Há algum tempo atrás eu ouvi um amigo falando sobre isso e pra mim, fez muito sentido. 

“Você não é um pecador. Você é um santo que as vezes peca.”

Se você troca uma lâmpada em sua casa, isso te faz um eletricista? 
Se você conserta uma cadeira que quebrou, isso te faz um carpinteiro?
Se você é nova criatura, se Cristo vive em você, e você peca, isso te faz um pecador?

Não. Você não é um eletricista só pelo fato de trocar uma lâmpada ou um carpinteiro pelo fato de pregar alguns pregos numa cadeira que quebrou.
Assim como você não é um pecador, se você peca de vez em quando.

Vamos frisar isso: DE VEZ EM QUANDO.

“Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu.” I João 3:6

Pecador é aquele que vive em pecado, aquele que não vive unido com Cristo, como fala o versículo. 

Fico triste quando ouço pastores ou pregadores afirmando aos cristãos: vocês são pecadores! Nós somos pecadores. 
Não é isso que a Bíblia diz.

Afirmar tal coisa, pode levar à dois extremos:

Aquele que pensa: “Vou continuar pecado, porque afinal de contas, eu sou um pecador.” Ai mora o perigo da falta de arrependimento. 
Ou aquele que pensa: “Coitado de mim, sou um pecador. Deus não pode me amar, não pode gostar de mim.” Ai mora o perigo da falta de entendimento do que é a graça!

Uma das grandes provas de que não somos mais pecadores é esta:

“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”
Romanos 5:8

Quando ainda éramos pecadores!!!!! O verbo está no passado!

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram.”  II Coríntios 5:17
Seja livre! Sabendo que você não é um pecador, mas sim, um filho, que as vezes peca.
Jesus nos libertou para que não fossemos mais chamados de pecadores e sim, de filhos!

“Limpo não é aquele que nunca se suja, mas que sempre se lava.”

naomordamaca.com

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Carolina Dieckmann, os hackers e a justiça no Brasil.

Carolina Dieckmann, os hackers e a justiça no Brasil.
Todo o Brasil acompanhou o desfecho da “tragédia” com as inocentes fotos de Carolina Dieckmann. Tadinha, ela foi hackeada, teve suas fotinhos espalhadas pela net e 8 milhões de visualizações em menos de 1 semana. Tão ingênua. Mas o que mais me impressiona é que em breve tempo a polícia civil encontrou todos os responsáveis pela divulgação das fotos e já prevendo cadeia de 15 anos pros caras. Impressionante!
Porém, do outro lado da moeda, temos o massacre de Pinheirinho, Eldorado dos carajás, torcidas que marcam brigas pela mesma internet que vazou as fotos da global e ninguém consegue desvendar nada. Eu não sei o que acontece com a justiça no Brasil, que só funciona pra prender negro, pobre e nordestino e deixa livre os criminosos de colarinho branco, os filhinhos de papai que incendeiam índios em Brasília, e relaxa prisão para bandidos uniformizados (que são minoria) dentro das torcidas.
Sou nacionalista, detesto quando falam mal do Brasil, mas tenho que admitir, justiça por aqui é uma piada. Ou melhor uma tragédia. Prioridade total pro caso Carol Dieckmann e 200 anos de julgamento e apuração pro caso Celso Daniel e afins.
Meu consolo é que ainda que a justiça dos homens falhe, a justiça divina jamais falhará! Cada um dará conta de si ao Senhor que tudo vê e que governa sobre todos é só uma questão de tempo. Hoje, a global famosa tem prioridade nas investigações e os meninos mortos em brigas de torcida que se danem, mas amanhã, no dia do acerto de contas, veremos quem pode mais.
E no mais, tudo na mais santa paz!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Andando em paz


A vida do homem, a busca por um bom emprego, por uma boa educação para os filhos, em ter bons relacionamentos, tudo gira em torno de um objetivo: a paz. Ter paz quando mandar os filhos para a escola, paz quando sai de férias com a família, paz para festejar com os amigos em casa, isso é o que todos nos dias de hoje, mais do que nunca, buscam e empenham forças em alcançar.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; (Isaías 9:6).
Às vezes nossa vida tem tanta complicação, o vento da tribulação parece ser tão forte a ponto de nos derrubar, parece que rastejamos pela vida como que num deserto procurando por uma fonte de água limpa.
Tentamos buscar a paz no dinheiro, que vai nos trazer segurança financeira, então passamos horas a fio trabalhando e buscando desempenhar bem nossa função para sermos reconhecidos por nossos clientes, e acabamos entrando num circulo vicioso, onde o que nos rodeia é o stress do telefone tocando, das contas batendo à nossa porta e da concorrência no mercado, muitas vezes desleal, nos levando a pensar em desistir. Então buscamos segurança num futuro de sucesso nos estudos, aplicando boa parte do fruto de nosso trabalho num curso na universidade: graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e mesmo assim parece muitas vezes que seremos destruídos nessa busca incessante. Ligamos a televisão e procuramos por programas que tragam refrigério para nossa alma no momento em que podemos parar para refletir, mas o que encontramos é um mundo destruído, onde podemos assistir a programação de um dia inteiro num canal de televisão e só sair dali, seqüestro, roubos, guerras, pessoas que sofrem danos e que acabam virando atrações de circo para nos entreter. Podíamos listar aqui mais uma centena de situações, em que, no nosso cotidiano, buscamos por um momento que seja ao lado dela, no entanto, a Bíblia é clara e nos mostra com exatidão onde a encontraremos:
Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes… Estabelecerei paz na terra; deitar-vos-eis, e não haverá quem vos espante; farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada. (Levitico 26:3-6)
Deus é especialista em promover a paz, Jesus Cristo é o único capaz de trazer a paz sobre toda e qualquer situação, pois para isso ele disse ao Pai, quando tudo estava perdido, o homem estava condenado a uma eternidade separado do único que tem a paz em seu poder, o Senhor dos exércitos, aquele que esta assentado num alto e sublime trono no céu imarcescível de glória e de lá, Ele mesmo disse: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então, naquele momento estava estabelecido na eternidade como o homem poderia ter acesso a ela, tão desejada, desde a criança de colo ao mais velho da família.
Jesus andou pela terra nos mostrando como fazer, ele em nenhum momento foi pego de surpresa, pois estava sempre em comunhão com seu Pai. Nós, quando alcançamos alguma coisa na vida, queremos dar uma festa, chamar vários amigos para comemorar, ele não, após curar todos os enfermos da cidade para onde ia, alimentar mais de cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes, na hora de comemorar e festejar, se isolava dos amigos e ia para o monte orar, eu creio que esse era o segredo de seu sucesso. Na minha vida venho tentando cada vez mais, entregar meus planos e projetos nas mãos de Deus, pois lá o ladrão não rouba e o meu inimigo não tem poder para alcançá-los, apesar de ás vezes parecer que tudo está perdido, quando Satanás parece ter saído com a vitória numa situação, a Bíblia diz que Jesus, com o sopro da sua boca matará o perverso. No livro de Gênesis diz a Palavra de Deus: formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida. Se nós somos o sopro de Deus na Terra, é por que ele nos capacitou a esmagar a satanás debaixo de nossos pés, e se ainda temos sonhos em nosso coração, maior é o que está em nós do que aquele anjo caído que perdeu todo seu resplendor e tem inveja de nós, pois mesmo que ele nos derrube uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete vezes em todas elas nós podemos declarar que o Senhor nos levantará e ele não tem nada a ver com isso!
Por isso que a declaração mais linda que tenho lido na Bíblia Sagrada é essa:
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. (João 14:27)
Jesus disse isso aos seus discípulos, pois sabia que eles seriam embaixadores da paz, e que não tem demônio nenhum do inferno que possa ir contra essa declaração, o Espírito Santo esta ao nosso lado, seja o que for que estejamos passando podemos clamar e Ele, que seremos ouvidos e como que um raio no meio de uma tempestade ele vai trazer luz às mais densas trevas que estejam em nosso coração, nos restaurando e mostrando que tem um Deus lá em cima, apaixonado por nós e que nos conhece melhor do que nós mesmos, pois foi ele que nos criou e sabe de tudo que precisamos, nós é que muitas vezes achamos, que podemos nos virar sozinhos sem a ajuda Dele, mas no fundo sabemos que sem Ele, nada podemos fazer.
Para finalizar esse texto quero lembrá-los de um descanso que fala a Bíblia no novo Testamento, sabemos que um testamento só tem validade quando aquele que deixou a herança morre, e Jesus morreu por mim e por você para nos dar acesso a esse descanso que a Bíblia fala:
Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. (Hebreus 4:8-9)
Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2  Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5  E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6  Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7  O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
8  Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
¶ Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;
10  e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,
11  a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.
12  Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13  Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste.
14  A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15  Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha.
16  A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais.
17  Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo.
18  A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
19  Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;
20  o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista.
21  As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
22  Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23  A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24  As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.
25  As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite.
26  E lhe trarão a glória e a honra das nações.
27  Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
1 ¶ Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.
2  No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.
3  Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,
4  contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.
5  Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
6 ¶ Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.
7  Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
8  Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
9  Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
10  Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
11  Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
12  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
13  Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
14  Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
15  Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
16  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
17  O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
18  Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
19  e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.
20 ¶ Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!
21  A graça do Senhor Jesus seja com todos.
(Apocalipse 21-22)
Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.
(Salmo 40:1-3)